Tradição
Inovação
União
Qualidade

O projeto Santar Vila Jardim Wines decorre do projeto Santar Vila Jardim – www.santarvilajardim.pt – que juntou vários jardins da Vila Histórica de Santar, quebrando muros, criando pontes, ligando espaços, permitindo visitar uma Vila Histórica e o seu património cultural através destes corredores verdes.

Juntou-se também a vontade dos proprietários destes jardins em aproveitar algumas vinhas existentes, criando nestes espaços de exceção, onde outrora figuravam hortas e pomares, novas vinhas que tiram partido do impacto positivo da biodiversidade, dos muros de pedra seca, da vegetação autóctone e das sebes, algumas centenárias, que conservam o habitat e as espécies que nelas se encontram, melhorando a produção de uvas e do vinho.

Nasce assim um novo projeto de vinha e vinho proveniente das melhores parcelas destas propriedades, num ambiente equilibrado e natural, privilegiando a dimensão qualidade como sua indissociável parceira.

A união destas várias famílias e respetivas propriedades inseridas na Vila de Santar, Casa dos Condes de Santar e Magalhães, Casa dos Linhares Ibérico Nogueira, Hotel Valverde Santar Vila Jardim, Nossa senhora da Piedade e Casa da Magnólia, trouxeram várias valências benéficas ao projeto, nomeadamente o ex-libris dos seus terrenos, tendo a Casa dos Condes de Santar e Magalhães acrescido, a esta componente, a longa experiência na tradição vitivinícola na região e no país, sendo este legado de família trazido por Pedro de Vasconcellos e Souza, enólogo “Pater “ deste projeto.

A sua substantiva carreira, não só na criação dos vinhos Casa de Santar como também do Herdade do Freixo no Alentejo, são marcas indissociáveis de uma personalidade que consegue entender o espírito do lugar e fazer-nos saborear a sua autenticidade. A sua paixão por esta região, que considera como o seu berço, proporcionou-lhe mais este desafio que é o coroar de uma vida dedicada à excelência vitivinícola.

O estudo dos terrenos, das castas, dos clones, a escuta atenta da sabedoria dos antigos, aliada à inovação tecnológica, são parâmetros que foram minuciosamente tomados em linha de conta.

A particularidade inclusiva do projeto, a sua dimensão dialogante e plural de competências, foi mais um angulo importante nesta realização que temos a honra de vos apresentar. Desfrutem destes néctares.